04
Jun 08

 

 
 

    "Banksy é um dos mais conhecidos artistas de rua do mundo. Nascido em Bristol, Reino Unido em 1975 seus stencils são facilmente encontrados nas ruas de Londres.

     Não se sabe a identidade de Banksy. Ele não costuma dar entrevistas e fez da contravenção uma constante em seu trabalho, sempre provocativo.

Sua obra é carregada de conteúdo social expondo claramente uma total aversão aos conceitos de autoridade e poder.

     Em telas e murais faz suas críticas, normalmente sociais, mas também comportamentais e políticas, de forma agressiva e sarcástica, provocando em seus observadores, quase sempre, uma sensação de concordância e de identidade.

     Apesar de não fazer caricaturas ou obras humorísticas, não raro, a primeira reação de um observador frente a uma de suas obras será o riso. Espontâneo, involuntário e sincero, assim como suas obras."  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Banksy)

 

    In DN online  "Disfarçado de " reformado inglês", com uma barba postiça, gabardina e chapéu, Banksy entrou em quatro dos mais conceituados museus de Nova Iorque e, com a maior das calmas, colou nas paredes as suas obras. Se a ousadia bem-humorada do graffiter britânico foi logo detectada no Metropolitan - onde deixou o pequeno retrato a óleo de uma mulher com a face coberta por uma máscara de gás -, já no MoMA terão demorado quatro ou cinco dias a descobrir a lata de sopa de tomate Tesco, pintada ao estilo de Warhol.
     Com a ajuda de cúmplices que fotografaram estas "visitas culturais" e ajudaram a distrair o pessoal dos museus, Banksy - autor da capa do álbum Think Tank, dos Blur, que não se considera artista mas um "vândalo de qualidade" e prefere manter o anonimato - presenteou no passado dia 13 o Museu Americano de História Natural com um escaravelho equipado com mísseis e antenas, colocado, numa caixa de vidro, na "Parede da Biodiversidade". E legou ao Museu de Brooklyn o retrato a óleo de um oficial com uma lata de spray na mão e mensagens pacifistas."

 

O video tem 9 minutos e não e legendado mas vale a pena.


    "Tenho deambulado por muitas galerias de arte a pensar 'eu podia ter feito isto', por isso pareceu-me bem tentar. Estas galerias são apenas gabinetes de troféus para um punhado de milionários. O público nunca tem uma palavra a dizer sobre a arte que vê. E às vezes é bom lixar o processo de selecção", diz Banksy no site www.woostercollective.com , onde se podem ver os "filmes" desta acção (que o graffiter apresenta como "exposições" em www.banksy.co.uk)."

    "Os responsáveis pelos museus garantiram ao The New York Times que estes "incidentes" não fizeram aumentar as suas preocupações com a segurança. Seja como for, o resultado teve grande destaque em jornais como o The Guardian ou o El Mundo. E Banksy, que já deixou obras na Tate Britain, no Museu de História Natural de Londres e no Louvre - segundo afirma, porque um dia a irmã lhe disse que a sua arte jamais chegaria ao museu parisiense - , acrescentou mais créditos a um longo currículo subversivo. Além dos seus famosos stencils de rua (um deles com dois polícias a beijarem-se), o graffiter de Bristol deixou um dia, na jaula do elefante do zoo de Londres, a seguinte inscrição "Quero sair. Este sítio é demasiado frio. O tratador cheira mal. Chato. Chato. Chato"."

(http://dn.sapo.pt/2005/03/27/artes/graffiter_ingles_deixa_obras_museus_.html)

 

Os Stencils de Banksy retirados de http://banksy.co.uk/outdoors/horizontal_1.htm

 

 

 

Banksy: A arte urbana no seu melhor <input ... >

O grafitter inglês Banksy é provavelmente o melhor da sua classe. O jovem britânico cujo trabalho foi tema de uma reportagem da revista TABU do jornal SOL, passou das ruas às galerias e já pintou o muro que Israel construir como "escudo" contra ataques de radicais da Palestina.

banksy

 

 

A imagem http://houston.metblogs.com/archives/images/2006/06/bristol_banksy.jpg contém erros e não pode ser exibida.

banksy


 

 

 




Esqueceu-se de fazer referencia ao blog de onde copiou o post.
http://peace_terrorists.blogs.sapo.pt
Peace_Terrorist a 19 de Janeiro de 2009 às 15:45

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
13
14

16
17
18
19
21

24
25
27
28

30


pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO